Profissional Cabal

Profissional Cabal! Você sabe o que é?

O que é Profissional Cabal?

Profissional cabal é o profissional completo! Aquele que tem conhecimento generalista dentro do universo corporativo, mas que também possui a sua área de especialização. Ele deve possuir visão holística e pensamento sistêmico que o torna capaz de assimilar, com maior rapidez e precisão, toda a complexidade do ambiente corporativo e mercadológico.

Entretanto, para falar sobre profissional cabal, vou tomar emprestado um termo que Philip Kotler utiliza para explanar as Decisões Sobre o Mix de Produto quando aplicada às Estratégias de Marketing. Consistência!

Então quero iniciar com uma pergunta. Como e qual seria a melhor estratégia para um profissional se destacar no mercado de trabalho, generalista ou especialista?

É isso, consistência diz respeito a, “característica de um corpo do ponto de vista da homogeneidade, coerência, firmeza, compacidade, resistência e densidade dos seus elementos constituintes.”.

Para KOTLER, 2000, p. 420-421,  a consistência do mix de produto, significa “… quão estreitamente relacionadas às linhas de produtos são em termos de uso final, requisitos de produção, canais de distribuição ou qualquer outra forma.”. Vou exemplificar:

Reforçando o conceito. De quantas maneiras um consumidor pode utilizar um produto de diferentes maneiras? Isso quer dizer que usamos produtos para outros fins além da maneira proposta pelo fabricante? Acompanhe-me, talvez isso lhe seja familiar.

Casos

Primeiro caso. Creme dental! Criado para higienização bucal, limpeza e frescor dos dentes e boca. Porém, é também utilizado para outros fins, como: limpar, polir e devolver o brilho aos metais, limpeza de óculos, peças plásticas, CDs e DVDs, preservar solas de sapatos, remover cheiros de alho e cebola das mãos, tirar manchas no piso, tapar pequenos buracos em paredes, entre outros.

Outro caso muito interessante é o de um famoso refrigerante a base de Cola. Que é também utilizado para desentupir ralos, limpar vasos sanitários, desgrudar goma de mascar do cabelo, descolorir pelos e cabelos, pulverizar plantações para prevenir pragas, amenizar a dor de picadas de insetos, dissolver gordura, eliminar odores fortes de coisas e roupas, remover ferrugem, enfim, a lista é inacreditavelmente longa.

Além disso, podemos citar a também famosa palha de aço que tem 1001 utilidades.

A importância da consistência para sua carreira

Kotler, diz que, quanto mais finalidades tem um determinado produto, menos consistente é o produto. Assim, quanto menos finalidades tem um determinado produto, mais consistente ele o é.

Portanto, essa é a relação que consistência tem com o perfil profissional. Dessa forma, profissionais generalistas são menos consistentes, consequentemente, profissionais especialistas são mais consistentes.

Então vamos dizer assim.

Profissionais generalistas que detém uma grande variedade de conhecimento em muitas áreas, mas, pouca especialização em uma área específica, seria um profissional com perfil pouco consistente, que atua em muitas frentes.

Em contra partida, um profissional especialista, que detém pouco conhecimento em muitas áreas distintas e muito conhecimento em um determinado assunto, seria um profissional muito consistente, mais focado em um determinado assunto.

Mas, qual seria o melhor perfil para um profissional atuar no mercado? Pouco consistente ou muito consistente?

Qual a melhor estratégia?

Certo, quero dizer que não existe um perfil que seja o melhor ou o pior, certo ou errado, existe sim, o perfil mais adequado a determinada situação. Portanto, pode-se dizer que o melhor perfil é aquele que melhor se adequar à situação específica.

Mas, melhor mesmo, é ser um Profissional Cabal,… Completo!

Algum tempo atrás, a estrutura departamentalizada das empresas, sugeria que cada departamento seria independente dos demais. Como se dentro de uma empresa houvesse várias pequenas outras empresas.

Para os profissionais, era cada um por si e que vença o melhor. Nesse cenário, quanto mais especialista fosse o profissional, mais esse profissional se destacaria em sua carreira.

Ao perceber as vantagens competitivas em tratar as empresas como célula unificada, onde cada departamento faz parte de um todo e cada um tem a sua interdependência com os demais. A figura destacada do profissional consistente, especialista, começou a perder sua hegemonia.

Visão holística

Isso acontece porque o desempenho pessoal de cada profissional está diretamente relacionado com sua capacidade em entender todas as demais áreas de uma empresa, além da sua própria.

Assim, entra em cena o profissional generalista, aquele que entende de tudo um pouco, capaz de entender todo o macroprocesso organizacional e assim, tomar decisões mais assertivas à organização como um todo.

Bem, diante desses comparativos, podemos dizer que existe sim um perfil profissional “perfeito”, o profissional cabal. Aquele que consegue entender perfeitamente as relações sistêmicas do ambiente corporativo, as relações de interdependência das células distintas, somado ao pleno conhecimento em sua área de especialização.

Um profissional cabal é capaz de tomar decisões mais apropriadas à sua área, quando tem a clareza dos impactos, positivos e negativos, de sua decisão em todas as demais áreas da organização. E ainda, o impacto para o mercado e para todos os stakeholders.

Portanto é especialmente relevante citar uma primordial vantagem que o profissional cabal tem em suas diversas possibilidades de atuação no mercado. Seja como empresário, empreendedor iniciante, consultor, colaboradores em suas organizações, ou mesmo para autônomos e profissionais liberais, como: médicos, engenheiros, advogados, enfim.

O Profissional Cabal tem visão holística e pensamento sistêmico. Capaz de decisões assertivas proporcionando um sólido, forte e competitivo negócio no mercado.

De que forma você atua no mercado?

Reflita, seja um Profissional Cabal. Cultive essa ideia!

Contudo, ao final sempre há um começo!

Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.

Carinhoso abraço.

Prof. Ruberval Machado

LEIA TAMBÉM: O Mito das Oportunidades Perdidas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta