Encontrando Um Mentor

Mentor e mentoria

Depois que a gente ultrapassa uma determinada idade e se dá conta de que os muitos anos de erros e acertos criaram uma valiosa experiência de vida pessoal e profissional.

É comum, e perfeitamente compreensível, a gente olhar para trás e dizer:

“Ah se eu soubesse de tudo isso nos meus vinte anos”

Claro! O tempo não volta. Mas tem uma coisa que hoje pode nos servir de consolo!

É que os jovens de hoje tem a oportunidade de se beneficiar da nossa experiência.

Não que naquela época não tínhamos essa possibilidade, mas era muito mais difícil sem as facilidades de hoje para encontrar pessoas e profissionais certos.

Portanto, não hesite, se você está começando, iniciando uma jornada profissional, ou mesmo que não seja assim tão jovem, mas esteja iniciando um novo projeto, considere, verdadeiramente, encontrar um mentor, com ele:

  • Evitar que muitos erros sejam cometidos;
  • Sugerir caminhos potencialmente melhores; e
  • Abreviar, significativamente, o tempo da sua jornada até a realização.

Então vamos lá, me acompanha, vou te mostra como encontrar o melhor mentor para você…

Olá! Sou o Professor Ruberval Machado

Seja muito bem-vindo ao meu canal

MENTOR: VINHETA + CORPO

Talvez a maior dúvida nesta questão seja encontrar um mentor que fale a sua língua e que esteja alinhado aos seus objetivos pessoais e profissionais.

Mas, não há dúvidas que sempre existirão ótimas opções dentro da sua área de interesse.

Então, vamos começar pelos mentores profissionais.

Pessoas que normalmente são mais velhas e carregam vasto conhecimento em suas áreas, muitas vezes já aposentados e escolheram atuar profissionalmente como mentores, consultores ou conselheiros.

Você irá encontrar muitos deles nas redes sociais, principalmente no LinkedIn.

Nesta possibilidade você os contrataria. Cada um pratica um preço adequado ao seu próprio conhecimento e experiência, mas existem mentores para todos os bolsos.

A grande vantagem com estes profissionais é que eles já possuem uma metodologia reconhecida e comprovada em seus processos de mentoria, e assim, os resultados podem ser muito melhores e mais rápidos.

Certo, entendo! Você é jovem, está começando e dinheiro para investir em uma mentoria não é um recurso disponível neste momento.

DICAS

Então, para este caso, vou te dar várias dicas que certamente você vai adorar:

  • Olhe para dentro de casa, pai, mãe, avós, tios, irmãos e primos mais velhos. Se eles tiverem já alguns anos de experiência, certamente, são ótimas referências para que você possa adotá-los como mentores. Eles nem precisam ficar sabendo da sua intenção, é só questioná-los, como quem não quer nada, sobre como eles agiriam em determinadas situações e logo eles começam a usar as próprias experiências para contar a você.

Legal, em casa você não pode contar com ninguém. Entendo!

  • Se você já estiver trabalhando em alguma empresa, certamente há profissionais mais velhos, diretores, gerentes, gestores. Estabeleça um bom relacionamento com estes profissionais e use-os como mentores. Cole neles e ative a sua curiosidade. É quase certo que eles irão até gostar da sua iniciativa, e olha que isso pode te render um crescimento profissional dentro da empresa só pela demonstração de interesse com os profissionais certos.
  • Outra possibilidade são professores. Eles adoram o interesse dos alunos com assuntos que vão além da sala de aula. Aproveita o caminho da sala dos professores até a sala de aula para absorver o conhecimento do seu mestre. Quantas e quantas vezes os meus alunos não me usaram para isso. Eu adorava!

NÃO ESQUEÇA

Ah! … isso serve também para ex-professores.

  • Estas são as possibilidades mais próximas, mas sem dúvida, que você ainda pode considerar: vizinhos, amigos, amigos dos pais, tios e se você for do tipo mais ousado, extrovertido, inicie uma conversa com alguém mais velho no transporte público na ida e na volta do trabalho, ou ainda, pelas próprias conexões das suas redes sociais. Arrisque-se e seja criativo!

Bem, seja qual fora sua opção procure alguém que você consiga estabelecer uma afinidade, isso é muito importante, e também se for possível, alguém que já atue na área que do seu interesse.

O importante em tudo isso é que você pode aproveitar as experiências dos outros para construir a sua própria e ainda economizar alguns recursos valiosos em sua trajetória, como tempo e dinheiro.

Vamos lá, o seu mentor já está te esperando em algum lugar.

MENTOR: DESPEDIDA

No mais….

Se me permitir continuarei com você no seu caminho!

Carinhoso e intenso abraço!

Lembrando! Gostou do conteúdo?… dê um like, comente, se inscreva no canal…

Até mais! Muito obrigado!

Assista este vídeo: https://youtu.be/jdlGIB2kWQ8

Assista outros vídeos: https://profruberval.com.br/videos/

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta