Divertida Mente

DivertidaMente

            Trata-se de uma animação da Disney, produzido pela Pixar. O desenho faz uma referência às nossas emoções e sentimentos e como nosso cérebro processa e traduz tudo isso.

O foco da história é o funcionamento do cérebro de uma menina de 11 anos, Riley, e todos os acontecimentos, “normais”, pelo qual passa uma criança nesta idade.

Riley vive a maior parte de sua infância com seus pais no estado americano de Minnesota, onde viveu plenamente seus primeiros onze anos de vida, porém, por motivos profissionais do seu pai, eles se mudam para Califórnia, cidade de San Francisco, onde ocorrem seus primeiros conflitos internos gerados pela maturidade, mudança de ambiente, nova casa, nova escola, novos amigos e toda adaptação ao novo cenário.

A história parece normal se não fosse a maneira como é representada. Desde que Riley nasce, suas emoções são construídas e demonstradas pelos personagens: A Alegria, personagem feminina, assim como diz o nome, responsável pelos momentos felizes e alegres, sempre preocupada em proporcionar os momentos mais marcantes e felizes para Riley, e até tentando evitar que nada que seja diferente de felicidade, venha a acontecer a menina. Outra personagem feminina é a Tristeza, da mesma forma o nome já diz do que se trata, e a personagem responsável pelos momentos melancólicos de Riley e a principal rival de Alegria. Tem o Medo, personagem masculino que cuida do bem estar e segurança de Riley, sempre tentando evitar que a menina se machuque, sempre com muitos cuidados. A Raiva é o outro personagem masculino, responsável pela explosão, sempre achando que tudo pode ser resolvido aos gritos. E finalmente, mas não menos importante, Nojinho, também uma personagem feminina, sempre atenta a tudo de novo que Riley venha a descobrir, nada passa por ela sem a sua aprovação, desde novas amigas até brócolis.

Como a história se passa nos primeiros anos de vida de uma pessoa, o filme foca na construção da nossa memória, nossas lembranças e as memórias chamadas de memória base, as âncoras dos momentos marcantes da nossa infância, a construção dos nossos valores e a base familiar, base da amizade, das bobeiras, dos eventos importantes na construção da nossa personalidade.

O filme ainda representa em forma de pequenas esferas, todas as memórias, desde as mais importantes até aquelas que passam por nossas vidas e são esquecidas e descartadas.

Todo este cenário visa demonstrar o claro conflito entre nossas emoções e como isso se processa em nosso cérebro. Conflitos entre alegrias e tristezas, momentos de medo, raiva e toda a tendência de achar que devemos estar felizes o tempo todo, ignorando os momentos em que não estamos bem e o quanto é importante vivermos nossas tristezas, nossos medos e nossas raivas, o quanto é importante viver nossas emoções.

O filme faz uma excelente explanação sobre o quanto todos os nossos sentimentos e emoções são fundamentais para nossa evolução e construção da nossa história de vida e exemplifica claramente que toda esta mistura de sentimentos e emoções fazem de nós o que nós somos, seres individuais compostos de momentos alegres e tristes e que viver cada momento é viver plenamente nossa felicidade.

Assista ao filme gratuitamente pelo YouTube.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta