Clientes e Parceiros
Clientes e parceiros constituem os maiores bens de uma empresa.
Assim como, afortunado é o homem que tem amigos, também é a empresa que têm clientes e parceiros.
No entanto, essa relação é construída, estabelecida e alicerçada através das condutas éticas e morais nas práticas das relações comerciais.
Embora a ética seja orientada por leis, frequentemente, ninguém é compelido pelas entidades legais a cumpri-las ou sofrem sanções pela desobediência a estas. Em resumo, é comum a lei ser omissa nas questões abrangidas pela ética.
Na mesma linha, a ética é aplicada às vertentes profissionais através de códigos de ética profissional que indicam como um indivíduo deve se comportar no exercício das atividades da sua profissão.
Logo, a ética pertence ao caráter!
Sendo assim, para melhor compreende-la precisamos vigiar nossas condutas e comportamentos, pessoais e profissionais, no dia a dia.
“A ética e a cidadania são dois dos conceitos que constituem a base de uma sociedade próspera.”
A Ética e a Moral
Mesmo havendo íntima relação, são diferentes!
“E assim, a moral é entendida pelos costumes e hábitos na busca pelo melhor modo de viver. Se fundamenta na obediência as normas, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos. E a ética, busca fundamentar o modo de viver pelo pensamento humano.”
Desta forma, uma boa ilustração sobre ética e moral veio das palavras do empresário Fábio Azevedo que afirma:
“Para vender com ética, primeiro, venda para você mesmo, depois compre de você mesmo, se você ficar satisfeito, estará no caminho.”
Aristóteles – Ética a Nicômaco
“O livro intitulado “Ética a Nicômaco” é da autoria de Aristóteles e foi dedicado ao seu pai, cujo nome era Nicômaco. Esta é a principal obra de Aristóteles sobre Ética e é constituída por dez livros, onde Aristóteles é como um pai que está preocupado com a educação e felicidade do seu filho. Contudo, também tem por objetivo fazer com que as pessoas pensem sobre as suas ações, colocando assim a razão acima das paixões, procurando a felicidade individual e coletiva, porque o ser humano vive em sociedade e as suas atitudes devem ter em vista o bem comum.
Nas obras aristotélicas, a ética é vista como parte da política que precede a própria política. Neste sentido, está relacionada com o indivíduo, enquanto que a política retrata o homem na sua vertente social.
Para Aristóteles, toda a racionalidade prática visa um fim ou um bem e a ética tem como propósito estabelecer a finalidade suprema que está acima e justifica todas as outras, e qual a maneira de alcançá-la. Essa finalidade suprema é a felicidade, e não se trata dos prazeres, riquezas, honras, e sim de uma vida virtuosa, sendo que essa virtude se encontra entre os extremos e só é alcançada por alguém que demonstre prudência.”.
Em suma, ética e fazer a coisa certa mesmo que ninguém esteja olhando. Ou seja, é a garantia de clientes felizes e satisfeitos e das melhores parcerias, internas ou externas a uma empresa.
Acima de tudo, muito honro o nosso relacionamento!
Fonte adaptada: https://www.significados.com.br/etica/
Você já conhece os principais serviços do Prof. Ruberval?
Conheça agora! https://profruberval.com.br/treinamentos-e-palestras/
DEIXE AQUI SUA MARCA!
Entre em contato com o Prof. Ruberval