Profº Ruberval Machado

Agora deixe eu te contar uma parte importante da
história que conto da história da minha vida!

Me formei em 1989 como Bacharel com licenciatura em Ciências e Matemática, sim, com muito orgulho, sou professor por formação. Fui o primeiro em minha família a ter um curso superior, e fui além, fiz especialização em Gestão de Marketing pela Fundação Getúlio Vargas – FGV em um MBA Executive. Me tornei coach com Certificação pelo IBC – Instituto Brasileiro de Coaching em Professional and Self Coach,  Leader and Manager Coach, e Analista Comportamental.

Essas certificações me trouxeram, através do IBC, algumas Certificações Internacionais pelos órgãos: European Coaching Association-(ECA), Global Coaching Community-(GCC), Behavioral Coaching Institute-(BCI) e International Association of Coaching Institute-(ICI).

Um pouco antes, mas não menos importante, obtive certificado em Expressão Verbal pelo Instituto Reinaldo Polito, certificado em Técnicas de nível médio em Transações Imobiliárias e Eixo Tecnológico, Gestão e Negócios pelo INED, e muitas outras certificações em mais de 45 anos de estudos. Me tornei Coach de Empreendedorismo com técnica desenvolvida através de pesquisas e experiências profissionais que se fizeram, em parte, como Professor Universitário nas áreas de negócios para os cursos de Administração, Finanças, Logística, Marketing, Pedagogia e Recursos Humanos, também como Instrutor para Cursos Livres e PRONATEC no SENAI, como Coordenador Acadêmico para o Curso de Administração, e ainda, ao atuar em várias empresas ocupando cargos de gestão em áreas como: comercial, relacionamento com o cliente, desenvolvimento de softwares e suporte técnico, onde adquiri sólida experiência na gestão do relacionamento com o cliente e pós-venda e, por duas vezes, com o meu próprio negócio.

Tenho orgulho em dizer que entre minhas competências e habilidades desenvolvidas, destacam-se: Desenvolvimento Humano, Planejamento Estratégico, Análise de Empresas, Mercados e Negócios, Orientações Empresarial e Acadêmica, Palestrante e Coach.

Criei este site com o objetivo de oferecer conteúdos gratuitos para desenvolvimento pessoal e profissional de todos que buscarem, verdadeiramente, o autoconhecimento e o autodesenvolvimento. Espero que o conteúdo lhe seja útil.

POR QUE SOU EMPREENDEDOR

Esta é uma área na qual me sinto perfeitamente à vontade. Apesar da minha formação em matemática, boa parte da minha experiência profissional se fez no mundo corporativo, fui executivo em algumas empresas onde assumi cargos de gestão e liderança, fui professor universitário e coordenador acadêmico nas áreas de administração e negócios e também me aventurei como empresário. É verdade que as minhas atuações empreendedoras não foram muito bem sucedidas, mas dizem que as maiores e melhores experiências normalmente ocorrem mais com os erros do que com os acertos, e parece que isso é verdade, sei bem o que não dá certo como empreendedor.

Encontro-me novamente como empreendedor, porém agora, algumas coisas estão diferentes, além de mais experiente, existe uma mudança significativa em meu Mindset, posso dizer que hoje eu penso como empresário. Sou mais dono de mim, mais confiante, mais determinado, resiliente, mais disposto a correr riscos calculados e principalmente, me sinto mais feliz com a minha escolha.

A diferença significante entre os dois momentos distintos como empreendedor, somados a minha experiente carreira profissional, foi o que me fez optar pela mentoria empreendedora e Intraempreendedora. Foram muitos aprendizados nos últimos anos, hoje sou capaz de viver, plenamente, o mundo empresarial. Os obstáculos já não me assustam, são estímulos, motivações para continuar. Hoje consigo quase que tocar o meu objetivo, a realização já faz parte de cada momento desta trajetória.

Sei que posso ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente em seus próprios negócios, sei que posso auxiliar as pessoas a criarem seus próprios negócios do zero, ou ainda, sei que posso auxiliar as pessoas em suas carreiras profissionais dentro do mundo corporativo através do empoderamento, do autoconhecimento e autodesenvolvimento pessoal e profissional.

Posso dizer, seguramente, que consigo transformar pessoas em empresários e a se realizarem profissionalmente, porque sei como unir a capacidade técnica às necessidades humanas e administrativas, fundamentais para um empreendedor, além de proporcionar mudanças significativas na maneira de pensar sobre coisas e pessoas.

Sou eu, com você no seu caminho!

MINHA MISSÃO DE VIDA

Minha primeira experiência mais profunda com a essência da palavra missão foi no âmbito empresarial, quando me aprofundei nos estudos para entender o que seria definir a Missão do Negócio de uma empresa. Aprendi muito sobre seu significado e sua importância para a sobrevivência corporativa. Um empresário que não sabe a missão da sua empresa tem grandes chances de cometer vários erros em suas transações comerciais, como custos elevados e receitas mirradas e consequentemente fadada ao fracasso.

Somente quando entendi a importância da missão para uma empresa foi que comecei a refletir sobre minha missão pessoal, e o quanto isso seria fundamental para que eu pudesse definir meus objetivos de vida.

Para uma empresa definir sua missão, ela basicamente precisa responder duas perguntas chaves, O que a empresa faz e para quem ela faz? Parece, a princípio, duas perguntas muito simples de responder, mas presenciei alunos e profissionais experientes com verdadeiros nós, quase impossíveis de desatar. Não se engane, para uma pessoa definir sua missão, não é mais fácil que para uma empresa.

Para uma empresa responder a pergunta: O que a empresa faz? Ela precisa olhar para dois ambientes distintos, seu ambiente interno e se ambiente externo, sua produção e seu mercado. No ambiente interno, deve olhar para sua produção, o que a empresa produz e o que oferece ao mercado em troca de dinheiro, isso vai definir parte de suas estratégias de competição. No ambiente externo, deve olhar para o mercado e descobrir qual a finalidade do seu produto para as pessoas que os compram, e assim, ela determina seus verdadeiros concorrentes e seu público alvo, levando a empresa responder a segunda pergunta: Para quem ela faz? Sabe-se que empresa alguma no mundo, exceto monopólios, consegue atender todas as pessoas em suas diferentes características, um mundo muito complexo com diferenças extremas, impossível agradar a todos com um único produto.

Para uma pessoa definir sua missão, o caminho é o mesmo, devemos responder as mesmas questões: O que eu faço e para quem eu faço?

Ao definir minha missão, procurei refletir sobre estas perguntas e cheguei a algumas respostas.

O que eu faço? Olhei para o meu produto, para minha produção, meu ambiente interno, meu interior e encontrei muito conhecimento, uma ótima didática, disposição em compartilhar tudo que aprendi academicamente e empiricamente, prazer e satisfação em ensinar, uma pessoa idealista que sonha com pessoas felizes encontrando suas próprias missões através do conhecimento e da sabedoria. Olhei para meu mercado, meu ambiente externo, o mundo a minha volta do qual faço parte e que me sinto pertencente e vi pessoas com vontade de aprender, evoluir, com vontade de dar certo e que muitas vezes não sabem como, nem o caminho a seguir. O meu produto encontrou sua finalidade, e agora eu sei para quem eu faço o que faço e para quem eu sou o que sou.

Identidade Profissional

Missão

Servir como instrumento de apoio, compartilhando conhecimentos e experiências, às pessoas que buscam  um caminho para viver suas missões através dos seus ideais.

Visão

Tornar-me referência aos jovens de alma e disposição, que enxerga o quanto é importante investir seu tempo em pesquisas e estudos, buscando inteligência, sabedoria e conhecimento.

Valores

Respeito. Respeito às pessoas, aos profissionais e aos clientes, respeito à família, respeito à natureza, à vida e a todas as coisas.