Currículo. Onde e como está o seu agora?
Este é um questionamento que devemos fazer, constantemente, a nós mesmos sobre o nosso currículo.
Mas estou empregado ou sou dono do meu próprio negócio? Gosto muito da empresa onde trabalho, tenho ótima remuneração, horário e tempo de trabalho perfeitos para conciliar com a minha vida pessoal, equipe e pessoas incríveis, é próximo a minha residência, perto de tudo, me sinto realizado, o que mais eu poderia querer. Por que ter ou manter um currículo atualizado?
Cenário maravilhoso não é mesmo, quem não sonha em estar em uma condição semelhante? Contudo, somente 20% das pessoas podem dizer que estão felizes com suas atividades profissionais, segundo a Deloitte’s Shift Index nos EUA.
Mas não importa, quero chamar a sua atenção para o seu currículo, feliz ou não com o momento profissional que está vivendo. Você percebeu como finalizei a frase anterior? “… momento profissional que está vivendo.”. O fato é que não há garantias, mesmo que hoje você esteja entre os 20% dos felizes profissionais, amanhã, quem sabe!
Não se assuste, naturalmente que não estou lhe desejando algum tipo de praga, meu desejo é, exatamente, que este número cresça muito e que as pessoas estejam cada vez mais felizes com o que fazem na maior parte tempo. Mas, tudo é muito dinâmico, tudo muda o tempo todo.
Currículo, um documento vivo
Por esta razão que lhe pergunto onde e como está o seu currículo. Atente para isso, o currículo deve ser tratado melhor do que qualquer outro documento.
O currículo é um documento pessoal, é um documento vivo que você deve ter sempre a mão e obrigatoriamente atualizado. Ele diz respeito sobre quem você é e o que tem feito da sua vida, o que está construindo, diz respeito sobre o quanto vale.
Sendo assim, se você adquiriu uma nova competência ou se qualificou em outra. Se desenvolveu ou desenvolve trabalhos voluntários. Se participou de fóruns relevantes a sua carreira. Tem um novo emprego, finalizando um ciclo ou começando outro.
Então, não importa, tudo que for relevante a sua carreira profissional, deve estar registrado em seu currículo. Se for importante para você, é importante para estar no currículo.
Perceba que até pouco tempo atrás, tínhamos que andar com o currículo impresso em papel, principalmente quando estávamos em processo de transição de carreira ou de empresa. Mas, a tecnologia resolveu esta questão, não precisamos mais imprimir currículos, ainda melhor, basta fazer parte do LinkedIn, mantê-lo atualizado e carregar consigo o link, mesmo que na memória.
Invista em seu sucesso
Portanto, não se habitue a situações ruins, não considere normal a infelicidade, seja na vida pessoal ou profissional. Tudo pode ser melhor e a não satisfação é um ótimo sinal de que chegou a hora de mudar. Dê vida ao seu currículo mantendo-o sempre atualizado, você nunca sabe quando uma oportunidade baterá a sua porta, mas esteja preparado para ela.
Contudo, ao final sempre há um começo!
Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.
Carinhoso abraço.
Prof. Ruberval Machado
LEIA TAMBÉM: O Mito das Oportunidades Perdidas
Parabéns pela publicação Ruberval. Eu sempre digo que o curriculum deve ser atualizado quase que diariamente. Afinal, devemos construir a nossa carreira e nos reinventar a todo momento e o curriculum deve refletir tais avanços. Sucesso e um BIG ABRAÇO.