Seis sinais de que Deus está paralisando a sua vida.
Deus tem muitos significados que podem variar conforme o lugar do planeta, a cultura de cada povo, a religião ou as crenças de cada um.
Desta forma, ele pode representar uma entidade infinita, o eterno e o sobrenatural. Pode ser o início, e também o fim.
Nas várias religiões existentes, desde as mais primitivas, Deus é a designação dada às forças ocultas e poderosas, capazes de salvar, de julgar e de punir.
Para muitos, é o criador de todas as coisas, é a energia que movimenta tudo e todos, e para outros tantos, é a simples personificação do universo.
Portanto, não tenho a pretensão de ressignifica-lo para você, tão pouco, questionar a forma como o vê e acredita nele.
No entanto, é sempre saudável, de tempos em tempos, parar para refletir sobre como essa divindade participa das nossas vidas, e também, a forma como o usamos no nosso dia-a-dia.
Particularmente, passei mais da metade da minha vida sem questionar a existência de Deus. Afinal, desde pequeno aprendi e aceitei que se tratava do nosso papai do céu.
Bem, discutir Deus é a mesma coisa que responder perguntas retóricas, ou seja, perguntas cujas respostas já sabemos que não sabemos, e que a humanidade se faz, praticamente, desde o início das civilizações.
Afinal, todos o conhecem! Ele é o pai da criação, criou o universo, o mundo e todos os seres vivos. Certo? Ou não?
Contudo, apesar de não existir provas, e mesmo com significados diferentes, ele é quase uma unanimidade. Ou seja, simplesmente, acreditamos!
Da minha parte, confesso que não sei se, acreditar cegamente, me fez bem ou não.
Calma, não se surpreenda. Posso explicar!
As respostas
A classe cientista sempre trabalhou procurando respostas para as perguntas. De onde viemos? Qual a razão da nossa existência? Para aonde vamos após a morte?
Para os crédulos dos dogmas religiosos, as respostas estão na ponta da língua.
De onde viemos?
Ora! Deus nos criou a sua imagem e semelhança.
Qual a razão da nossa existência?
Deus quer a nossa evolução através da aprendizagem sobre obediência e resignação.
Para aonde vamos?
Deus nos levará para o céu, ou para o inferno, ou ainda, para o purgatório onde aguardaremos o juízo final. Enfim, Deus decidirá!
Naturalmente que eu não tenho as respostas, mesmo tendo passado a metade da vida por várias religiões diferentes.
No entanto, nenhuma religião pela qual passei foi capaz de me converter. Porém, não posso ser injusto, todas agregaram coisas valiosas em minha vida.
Mas tenho outras razões que, para mim, são mais importantes.
Por exemplo: ver a humanidade, dia-a-dia, seguir por caminhos duvidosos, ver tantas injustiças sociais, doenças incuráveis, destruição do planeta por dinheiro, transtornos mentais, suicídios, enfim! Coisas que muitas vezes são difíceis de explicar por si só.
Desta forma, concluí que Deus, talvez não seja um caminho a ser seguido de olhos fechados.
A questão é que a presença de Deus na vida de muita gente se tornou um paralisante evolutivo, representa uma estagnação.
Então, me responda? Qual ou quais destas frases a seguir você usa com frequência?
Deus lhe pague! Deus quis assim! Se Deus quiser! Deus está vendo! Deus perdoa! Vamos deixar nas mãos de Deus! Deus sabe o que faz! Graças a Deus!
Talvez você as use com frequência, talvez não! De qualquer forma, é importante reconhecer o que cada uma destas frases está querendo dizer para cada um de nós.
Quer avaliar? Então me acompanhe!
-
Deus lhe pague!
Deus se tornou um pagador de dívidas e favores.
Essa frase carrega uma transferência de ônus. Boa parte das pessoas busca e pede todo tipo de ajuda o tempo todo, e ao receberem, soltam a preciosa frase: Deus lhe pague!
Sabendo que não poderão, ou ainda, não tendo a intenção de retribuir a ajuda recebida, dizer Deus lhe pague traz certa tranquilidade. Pois, “alguém” irá retribuir tal favor. Não elas!
O compromisso de retribuir deixou de existir. Afinal, Deus em sua benevolência, está aí para isso.
Portanto, continuarão pedindo, indefinidamente, sem a menor preocupação ou esforço em adquirir condições de um dia poder retribuir.
Se você tem o hábito de usar esta frase, pare hoje mesmo! Pare de transferir suas dívidas e comece a pensar em como você pode retribuir o que vem recebendo.
Pois, quando você assumir esse compromisso, se esforçará para ter melhores condições a ponto de um dia poder pagar essas dívidas. Esse esforço e compromisso talvez seja o que lhe falta para melhorar as suas condições de vida atuais.
Mas, quero ainda chamar sua atenção para um ponto muito importante.
Você não precisa, necessariamente, retribuir tal favor a pessoa que lhe concedeu a ajuda.
Você pode repassar essa ajuda a outras pessoas que também estão precisando. E estas, por sua vez, repassarão às outras, formando assim uma corrente do bem. Fazendo a energia da cooperação e da solidariedade circular e alcançar muito mais pessoas.
Portanto, se esforce para pagar as suas dívidas e favores, e desta forma, você terá melhores condições de oferecer aquilo que um dia, precisou pedir.
-
Se Deus quiser! Deus quis assim!
Quantas vezes você já deve ter ouvido, ou dito, essa frase?
Frase muito usada quando algo deu errado ou quando você não tem a menor pretensão de se esforçar para criar um futuro melhor. Mesmo sabendo que as possibilidades de dar errado são grandes, para justificar uma possível inércia, preguiça, falta de iniciativa, ou incapacidade diante de um acontecimento, atribui tal fato à divindade, isentando-se de qualquer responsabilidade.
Quer ver alguns exemplos? Pessoas que moram em áreas de risco, pessoas que dirigem em alta velocidade, que usam drogas, lícitas ou ilícitas, que reclamam o tempo todo, que vivem cercadas de relacionamentos destrutivos, e muitos outros.
Essas pessoas sabem que a qualquer momento algo pode dar errado, mas continuam mantendo as mesmas condições dia após dia. E quando algo, realmente, dá errado, dizem que foi a vontade de Deus.
Ora! Se Deus é pura bondade, ele não quer o mal de ninguém.
Então, mexa-se, faça a sua parte, mude você de vida, de comportamento e de atitudes.
Agradeça o seu Deus e não o use como justificativa para um comportamento autodestrutivo.
-
Graças a Deus!
Muitas coisas boas são atribuídas a Deus. Talvez não exista nada de errado nesta expressão.
Contudo, ao utiliza-la, talvez você esteja deixando de reconhecer e agradecer as verdadeiras pessoas pelos benefícios que recebe.
Sim! Agradeça o seu Deus, mas nunca deixe de ser grata às pessoas que lhe ajudaram, e que estiveram ao seu lado. Pessoas que estiveram envolvidas em te ajudar com os seus problemas e dificuldades, mesmo que indiretamente.
Invariavelmente, os benefícios que recebe são devido às suas atitudes positivas que em algum momento desencadeou uma sequência de ações paralelas das pessoas que enxergaram em você, seu esforço para fazer as coisas darem certo.
Devemos reconhecer o mérito diante dos nossos esforços e disposições em alcançar melhores condições de vida, em alcançar o sucesso e a realização.
-
Deus está vendo!
Como podemos temer algo tão maravilhoso?
Contudo, essa frase vem acompanhada de uma ameaça. Indica que Deus está te olhando e te julgando e, possivelmente, irá te punir.
Desta forma, coloca-se Deus como algoz, um executor de penas e punições.
Muito usado para educar crianças, colocando nelas, o medo de Deus.
Não use Deus para justificar a sua impotência em resolver questões de relacionamentos, ou outras quaisquer.
Pratique a sua capacidade de argumentar, explicar, debater, entender e reconhecer as imperfeições e vulnerabilidades, as suas e a de todos.
-
Deus perdoa!
Bem, se Deus perdoa, então continuarei errando indefinidamente. Por qual razão haveria de me esforçar em fazer o certo?
Fazer o certo não é uma questão divina, é um compromisso de humanidade com os outros e consigo mesmo.
Fazer o certo é uma questão de cidadania, de integridade, de ética. Não importa se o seu Deus o perdoará por qualquer erro que cometer. Importa sim, é o impacto e as consequências destes erros em tudo que faz a sua volta.
Faça o certo! Se não tem certeza que é certo fazer, não faça! Procure sempre fazer o certo, mesmo quando ninguém estiver olhando, porque assim, você não precisará pedir perdão.
-
Vamos deixar nas mãos de Deus! Deus sabe o que faz!
Frase que simboliza a desistência e a isenção de qualquer responsabilidade sobre as coisas.
Pôncio Pilatos lavou as mãos e permitiu que Cristo fosse crucificado se eximindo de responsabilidade, mesmo sabendo o que era certo fazer e tendo o poder para isso.
Não deixe nada nas mãos de Deus, assuma você o controle e a responsabilidade sobre as coisas.
Definitivamente, não é Deus que comanda a sua vida, é você!
Deus, universo, energia, não importa como você se refere a essa força.
Assuma a responsabilidade sobre a sua vida e sobre as coisas que nela acontece, de boas ou de ruins.
Muleta divina
Usa-se Deus para os mais diversos fins, ele se tornou uma muleta, uma justificativa para os nossos comportamentos preguiçosos, atitudes de impotência e imperfeição. É a válvula de escape que nos isenta de toda e qualquer responsabilidade sobre nossas ações.
Então reflita! Qual ou quais destas condições está paralisando a sua vida?
Assuma o controle! Dê a sua vida, à direção dos seus sonhos, dos seus objetivos.
Não é Deus que vai te levar até onde quer, é você e a sua capacidade de reconhecer as suas forças e vulnerabilidades, e de ter as atitudes certas diante das situações e pessoas.
Interrompa os seus pensamentos negativos para que não seja necessário usar Deus para justificar as suas fraquezas e sua incapacidade de decidir.
São as suas atitudes positivas, frente a tudo, que irá determinar o seu caminho e o seu destino.
Agradeça tudo o que tem e todas as pessoas a sua volta. Pare de pedir! A gratidão é saber reconhecer o valor da vida que escolheu ter.
Deus é uma fonte de energia que nos faz superar os nossos defeitos e dificuldades.
Se tiver que pedir alguma coisa a ele, peça disposição. Não o use como desculpa!
Contudo, ao final sempre há um começo!
Prof. Ruberval Machado
Gostou do texto? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.
Tenho outros artigos em meu blog. Acesse: https://profruberval.com.br/artigos/
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!