Brigadeiro

Brigadeiro. O uso das coisas para outras coisas

Responda rápido, quando digo brigadeiro, o que vem a cabeça? Claro, você deve estar com fome, carente e com muita vontade de comer um docinho!

Então veja só, estava na rua com minha filha e ela faz o seguinte comentário: “… que nome estranho, Brigadeiro Pasta & Grill…”. O que há de estranho, filha? Um restaurante com um nome de doce com especialidade em massas e grelhados! “… sim, estranho essa relação com massas e grelhados…”.

Pois bem, foi aí que percebi a confusão, nem vou considerar que estávamos na Avenida Brigadeiro Luiz Antônio, talvez ela nem tivesse percebido. Mas considerar como doce ao invés de um título, uma patente, um posto das forças armadas?

Pois é, acho que você também não sabia certo? Relaxe, a culpa não é sua, tão pouco da minha filha. Quando boa parte da população nasceu, o doce já fazia parte das festinhas de aniversário e ainda hoje é o momento mais esperado das festas, e não só pelas crianças.

Mas sim, é um título, um posto das forças armadas utilizado em muitos países. Tradicionalmente, a patente de quem comanda uma brigada. No Brasil este título é utilizado pela Força Aérea e designa o quarto nível hierárquico mais alto, equivalente ao General de Brigada para o Exército. Para a Aeronáutica, o nível hierárquico mais alto é o do Marechal do Ar, seguido pelo Tenente Brigadeiro do Ar, em seguida o Major Brigadeiro e depois o Brigadeiro, com mais quinze patentes antes dessa.

A receita do doce

Contudo, já a, irresistível, guloseima , segundo pesquisas, é um doce totalmente brasileiro. Surpreendentemente, diz a história que ele ganhou esse nome nas eleições de 1945, quando o Brigadeiro Eduardo Gomes, então candidato à presidência, tinha um slogan bem curioso: “Vote no Brigadeiro que é bonito e solteiro.” Assim, suas eleitoras mais devotas decidiram promover a sua campanha organizando festas para angariar fundos e dar mais visibilidade ao seu candidato. E e lá estava o docinho feito de leite condensado e achocolatado, e a iguaria ficou conhecida como o doce preferido do Brigadeiro.

Depois dessa, só me resta apresenta-lo a vocês…

Brigadeiro

Contudo, ao final sempre há um começo!

Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.

Carinhoso abraço.

Prof. Ruberval Machado

LEIA TAMBÉM: Currículo. Onde e Como Está o Seu Agora?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta