Empreendedorismo

Empreendedorismo. Habilidade desenvolvida!

Empreendedorismo, tem sido um grande desafio, mas é uma área na qual, cada vez mais, me sinto à vontade.

Visto que a minha formação é em matemática. A maior parte da minha experiência profissional se fez no mundo corporativo, como executivo para algumas empresas em cargos de gestão e liderança. Logo me vi como professor universitário e coordenador acadêmico nas áreas de administração e negócios.

Acrescente-se duas ocasiões como empresário, uma vez como consultor e em outra, com um comércio.

Por certo que as minhas atuações empreendedoras não foram muito bem sucedidas. Mas, dizem que as maiores e melhores experiências normalmente ocorrem mais com os erros do que com os acertos, e parece que isso é verdade, sei bem o que não dá certo em um empreendimento.

Mas não desisti

Agora, encontro-me novamente como empreendedor, porém, algumas coisas estão diferentes. Além de mais experiente, existe uma mudança significativa em meu Mindset, posso dizer que hoje eu consigo pensar como empresário. Sou mais dono de mim, mais confiante, mais determinado, resiliente, mais disposto a correr riscos calculados e principalmente, me sinto mais feliz com a minha escolha.

Ser o próprio patrão tem uma coisa que muito me atrai, a liberdade. Uma vez que a liberdade está entre os meus valores, tudo passa a fazer mais sentido. Contudo, a liberdade tem várias facetas. Ter o próprio negócio nem sempre significa liberdade financeira e é ai que um conflito se estabelece, pois, o dinheiro também é um valor que prezo bastante.

Conheci um garoto que dizia que queria ser dono do próprio negócio para ter muito dinheiro e trabalhar a hora que quisesse. Não sei se no empreendedorismo estas duas coisas combinam bem, pelo menos, não é tão comum, principalmente em negócios iniciantes. Creio que até chegar ao sonho de garoto, muito ainda terei de aprender.

Outrossim, a diferença significante entre os dois momentos distintos como empreendedor, somados a minha experiente carreira profissional, foi o que me fez optar por seguir em uma carreira solo. Hoje sou capaz de viver, plenamente, o mundo empresarial.

Os obstáculos já não me assustam, são estímulos, motivações para continuar. Consigo quase que tocar o meu objetivo, a realização já faz parte de cada momento desta trajetória, o sucesso é eminente.

Mostrar o caminho

Sei que posso ajudar as pessoas a se realizarem profissionalmente. Sei que posso auxiliar as pessoas a criarem seus próprios negócios ou em suas carreiras profissionais através do empoderamento, do autoconhecimento e autodesenvolvimento.

Posso dizer, seguramente, que sou capaz de colocar as pessoas em seus próprios caminhos, unindo a capacidade técnica às necessidades humanas e administrativas fundamentais para um empreendedor. Além de proporcionar mudanças significativas na maneira de pensar sobre coisas e pessoas.

Para mim, o empreendedorismo é, cada vez mais, um caminho sem volta.

Contudo, ao final, sempre há um começo!

Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.

Carinhoso abraço.

Prof. Ruberval Machado

LEIA TAMBÉM: Empreender! Necessidade ou Oportunidade?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta