Fraquezas. Aprenda a lidar

Fraquezas! Aprenda a lidar com elas

Como lidar com as nossas fraquezas? Essa foi a pergunta que o meu coachee me fez. Uma pergunta poderosa.

É comum que a pessoa, após uma autoanálise, tome consciência de que possui fraquezas. Normalmente, a partir daí, consome tempo e energia tentando se proteger delas.

Gravei um vídeo que fala sobre o uso da Análise da Matriz SWOTuma poderosa ferramenta de análise de ambientes internos e externos, porém, as pessoas subutilizam essa ferramenta. Assista e saiba mais sobre essa ferramenta e tome posse dos seus pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças.

Bem, perguntei a ele porque estava dando mais atenção às suas fraquezas do que aos pontos fortes, já que são os pontos fortes que promovem as oportunidades.

Para lidar com as fraquezas, precisamos, acima de tudo, estar bem e não há nada melhor para isso quando as coisas estão dando certo, por isso, nossa atenção deve estar naquilo que somos bons, naquilo que nos fortalece. Sempre!

Fraquezas

Então não devemos fazer nada com as nossas fraquezas?

De forma alguma, vamos dar atenção aos nossos pontos fracos, mas de forma pontual, à medida que for necessário. Veja, transformar nossos pontos fracos em pontos fortes é a melhor forma de lidar com eles, mas, jamais desperdice seu tempo e energia concentrado neles.

Ao invés disso, crie estratégias para trabalhar seus pontos fracos. Então faça uma lista com suas fraquezas e dê prioridades a elas, da mais para a menos importante, depois, da mais fácil para a mais difícil de resolver e trabalhe cada uma delas de forma planejada, a ideia é sempre transformar suas fraquezas em pontos fortes.

Entendendo melhor

Me permita exemplificar. Supondo que entre suas fraquezas estão: não falar inglês, procrastinação e baixo recurso financeiro. Você pode chegar à conclusão que a falta de recurso financeiro é a mais importante, depois a procrastinação e por último falar inglês, por outro lado, é mais fácil resolver primeiro a procrastinação, depois, falar inglês e por último resolver a falta de recurso financeiro.

Então, o que fazer?

Primeiro eu resolveria o problema da procrastinação, talvez não seja a mais importante, mas é a mais fácil. Portanto, se deixar de procrastinar suas tarefas, poderá tornar isso em um excelente ponto forte, em um tempo relativamente curto. Depois eu procuraria uma forma de melhorar a minha fluência em inglês, é o último item das prioridades, mas o segundo em acessibilidade.

Veja, se transformar a fraqueza de não falar em inglês em um ponto forte, se tornando fluente, ou pelo menos com inglês avançado, isso também pode se tornar um ponto forte mais rapidamente.

Agora, você concorda que deixando de procrastinar suas atividades e falando uma língua estrangeira, poderá gerar muitas oportunidades que poderão resolver de forma natural sua principal fraqueza que seria a falta do recurso financeiro? É isso, avalie, priorize e planeje.

Procure ajuda se necessário. O meu coachee está feliz da vida agora que sabe como tratar suas fraquezas transformando-as em grandes oportunidades.

Contudo, ao final sempre há um começo!

Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de pessoas de sucesso, realizadas e felizes.

Carinhoso abraço.

Prof. Ruberval Machado

LEIA TAMBÉM: Curiosidade! Defeito ou virtude?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta