O Ponto de Mutação – Fritjof Capra
Se em O Tao da Física, Capra desafiou a sabedoria científica buscando paralelos entre a física moderna e o misticismo oriental, em O Ponto de Mutação, ele surpreende prevendo uma revolução na maneira como vivemos, como enxergamos o mundo e os nossos valores.
Não vou ficar inventando, o prefácio escrito na capa do livro traduz com perfeição seu conteúdo, então vou adaptar.
Capra faz uma crítica aguda ao pensamento cartesiano das nossas ciências, na Biologia, na Medicina, na Psicologia e na Economia, sim, você leu certo, na Economia, portanto, se você é um administrador, um economista, ou se interessa pelo mundo dos negócios, você deve ler este livro. Para lembrar, se você esqueceu. Descartes e Darwin tem parcela significativa sobre a forma como nossos pensamentos são estruturados, sem é claro tirar a importância e o valor de suas descobertas e teorias, aprendemos e aplicamos em nossas ciências, ideias absolutistas e pouco sistêmicas, isso reflete o pensamento cartesiano.
Capra explica neste livro, como a nossa abordagem limitada aos problemas orgânicos nos levou a impasses perigosos sobre crescimento econômico versus qualidade de vida. A visão descrita inclui novos conceitos de espaço, tempo e matéria, a visão de vida, de mente, consciência e de evolução. Ele disserta sobre a correspondente abordagem holística da Saúde e da Medicina, a integração entre as culturas orientais e ocidentais da Psicologia e da Psicoterapia, uma nova estrutura conceitual da Economia e a Tecnologia em uma perspectiva ecológica e feminista.
O ponto de mutação seria o término de um período de decadência e uma força poderosa de mudanças sociais e econômicas.
Leia, você irá se surpreender!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!