Aprender-desaprender-reaprender

Aprender a desaprender e a reaprender!

Várias características podem identificar um empreendedor ou um profissional moderno, entre elas: Iniciativa, pró-atividade, busca por oportunidades, persistência, resiliência, predisposição em correr riscos calculados, exigência à qualidade, eficiência, comprometimento, busca por informações, disposição em aprender, e por aí vai.

No entanto, a disposição em aprender, infelizmente, está entre as características menos praticadas pela maioria das pessoas. Pois, aprender é uma das competências mais importantes a ser desenvolvida. É no processo de aprendizagem que adquiri-se poder, o poder do conhecimento, da sabedoria, da inteligência, da educação.

Mas, o que é aprender senão compreender o que se estuda, adquirir conhecimento. E se conhecimento é compreender por meio da razão, é transformar dados em informação que faça sentido, então aprender é a capacidade que possibilita crescimento nas atividades pessoais e profissionais.

Contudo, existe um ponto que precisa de atenção. Responda! Você acredita que o que está aprendendo hoje é para toda a vida?

Certamente a vida é um processo contínuo de aprendizagem desde o nascimento, e muito desse aprendizado foi útil um dia exatamente da maneira como foi ensinado. Porém, será que tudo que foi aprendido ainda é importante, será que ainda são úteis hoje?

O Desafio

Para muitos, o processo de aprendizagem é um verdadeiro desafio. Aprender coisas específicas, conteúdos técnicos, conceitos, compreender novas tecnologias, são tarefas complicadas e por vezes consideradas complexas demais.

Mas, o processo para desaprender é ainda mais complexo, e hoje não há mais dúvidas, é tão importante para a evolução pessoal e profissional, quanto aprender coisas novas.

Dessa forma, se faz necessário informar que praticamente quase tudo que se aprende ao longo da infância, adolescência e além, precisa ser desaprendido e ou ressignificado. O mundo está diferente, as coisas estão diferentes e já não serve mais da mesma forma como serviu no passado.

A Reflexão

Reflita! Ainda sou a mesma pessoa de antes? Comece a questionar tudo que aprendeu. Se pergunte se ainda é útil para você, se ainda faz algum sentido, se pergunte se ainda tem utilidade em sua nova realidade.

Além disso, faça esse exercício e adapte as coisas que aprendeu ao seu novo contexto se ainda fizer algum sentido. Porém, se não fizer mais o menor sentido, comece a desaprender, comece mudando seus pensamentos e hábitos. Provavelmente, eles estão mais te atrapalhando do que ajudando em suas novas conquistas pessoais e profissionais.

Lembre-se, o mundo e as pessoas estão em constante mudança. Desenvolva a capacidade de mudar e acompanhar as mudanças no mesmo ritmo que acontecem.

Comece hoje mesmo a aprender a desaprender.

Contudo, ao final sempre há um começo!

Gostou do texto? Acredita que possa ser útil aos seus amigos? Então compartilhe! Ajude a criar uma legião de empreendedores de sucesso, realizados e felizes.

Carinhoso abraço.

Prof. Ruberval Machado

LEIA TAMBÉM: Valor das Conquistas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta